Quais as suas maiores dificuldades com Spring
22/04/2017 19:52
0
Para começar, uma pergunta simples: você que está começando seu aprendizado com Spring Framework: quais as maiores dificuldades que enfrentou no aprendizado?

Quais os pontos que acha mais difíceis?
Tags: spring, aprendizado


1
Eu gosto do Spring pela simplicidade na configuração. Gosto da documentação. Acho que a maior dificuldade é abstrarir os conceitos de injeção de dependência e o container deles. Orientação a aspectos e o proxy dinâmico também foram conceitos que demorei a entender na prática. Conceitualmente, confesso que acho a abstração desses conceitos muito bem realizadas pelo Spring.


1
Pra mim o mais difícil foi orientação a aspectos. Foi inclusive o que atrasou e muito o lançamento do meu livro sobre o assunto.


1
Acho proxy dinâmico mais complexo. Você programar orientado a interfaces é algo conceitualmente explicado desde o início, mas não dá para entender no inicio o motivo


0
Lembro que quando comecei, o mais complicado era entender todas as configurações daqueles arquivos xml do Spring. Hoje acho difícil de entender a orientação a aspectos.
Tive alguns problemas pra entender as possibilidades de transactions do Spring, quando precisei utilizar em um projeto no trabalho.


4
Pra mim, hoje em dia é o fato do ecossistema ser gigantesco e existir milhares de opções de configuração. Spring Boot ajuda mas ao mesmo tempo "esconde" muita coisa com seus defaults e anotações que automagicamente habilitam um punhado de funcionalidades. É fácil estruturar inicialmente uma aplicação mas difícil saber profundamente o que está acontecendo.


0
O Spring Boot é focado em produtividade. Configurar o Spring e diversos módulos as vezes pode ser chato. Para entender bem isso, o conceito de injeção de dependência dele é a principal ferramenta. 


0
Antonio, o conceito de injeção de dependência é fundamental, afinal de contas, o cerne o Spring fornece justamente isso. Meu comentário foi mais no seguinte sentido: se você criar uma aplicação Spring Boot com uma série de dependências (starters), o seu application context terá provavelmente algumas centenas de beans configurados sem que você tenha fornecido explicitamente nenhuma configuração. Quais as configurações desses beans? Para saber isso você precisa saber o que são os defaults que o Spring Boot aplica, e quais são as opções de configuração desses beans quando você deseja outra coisa que não o default. Requer um profundo entendimento do ecossistema como um todo, para você não ser pego de surpresa na frente.


0
A propósito, um colega de trabalho fez uma ótima apresentação sobre o Spring Boot essa semana: https://www.meetup.com/pt-BR/AC-Tech-Talks-BH/events/239301193/?rv=ea1. Depois verei com ele se o documento da apresentação será compartilhado e atualizo aqui. Ele preparou uma aplicação para servir de exemplo a respeito dos conceitos que explicou: https://github.com/adolfojunior/ac4talk-store.



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails, Spring e mais com a Formação itexto!

Livro de Spring


/dev/All

Os melhores blogs de TI
em um único lugar!

 
Spring Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.