Alguém aqui já usou spring cloud consul ou o spring cloud zookeeper?
06/06/2017 14:29
0
Alguém está utilizando alguma dessas ferramentas ? testando ou em produção? No caso, quero utilizar essas ferramentas para service discovery.


Um pouco de contexto, na arquitetura na qual trabalho hoje, a ideia é que as ferramentas utilizadas para a infraestrutura (no sentido de biblioteca/código) seja agnóstico a linguagem (isso é quase impossível para o projeto todo, porém estamos no limitando/testando para a infraestrutura de microservices), por isso o Netflix Eureka não se mostrou tão interessante, nos testes na qual meu time fez , ela fica muito "preso" ao java, então começamos a procurar alternativas que sejam cross-platform (no sentindo de linguagem), algumas tecnologias que apareceram foram o Consul, Zookeeper, algumas outras também.
Tags: spring-cloud-consul, spring-cloud-zookeeper, microservices


1
O Eureka tem um projeto de sidecar, já deu uma olhada nele? Talvez kubernetes e docker seja uma opção melhor para você já que ai você dockeriza tudo e e o kubernete faz o service discover
03/07/2017 19:42


0
Eu já até testei o sidecar, eu senti que ele é mais um projeto para você migrar sua stack para o Spring, são poucas coisas que ele realmente integra, todo o resto fica no Spring mesmo / tem integração melhor com Spring. Por isso acabei caindo nisso de usar o Consul ou Zookeeper, ambos até agora tem bibliotecas em todas as linguagens da minha stack, eu estou testando ainda os 2 e também estou procurando um api gateway com características similares (apesar que tendo o service discovery, o gateway integrando com esse service discovery não importa a linguagem) eu dei uma olhada no Kong, Zuul e no Fabio (gateway do ebay).
03/07/2017 20:22


1
Então cara, o sidecar é pra você ter uma aplicação registrada no eureka o UP da aplicação e oq vai ser monitorado fica a seu critério, eu acho que se você precisa de algo tão genérico e agnóstico a linguagem kubernetes seria o ideal para o seu caso.
Quanto ao gateway não importa a linguagem que ele vai ser escrito visto que a integração deles com os miicroservices se dá através de HTTP.
04/07/2017 10:56


0
Sim! o sidecar "só fez" isso mesmo, por exemplo, questão de configuração... não consigo ter acesso com o sidecar, uma outra questão que foi decisiva na época que eu testava ele, que toda vez que eu subir uma nova maquina, com código em X, vou ter que instalar o java para rodar o sidecar.

Quanto ao kubernetes, vou estar dando uma olhada então, obrigado pela dica :D, eu já tinha visto ele quando estava testando essa questão de containers. ?
04/07/2017 11:30


0
Massa, posta ai um comparativo depois com oq vc testou e oq atendeu melhor :)
04/07/2017 12:20



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.


Aprenda Groovy e Grails, Spring e mais com a Formação itexto!

Livro de Spring


/dev/All

Os melhores blogs de TI
em um único lugar!

 
Spring Brasil é mantido por itexto Consultoria.
Em caso de problemas contacte Henrique Lobo Weissmann (Kico) por e-mail: kico@itexto.com.br
Todo o conteúdo presente neste site adota o Creative Commons como licença padrão.